Advertência: parte da funcionalidade deste sítio encontra-se presentemente diminuída, aguardando manutenção.

Para uma Compreensão do Mobile Learning

Versão de impressãoVersão de impressãoEnviar por e-mailEnviar por e-mail
Como citar este trabalho:

Valentim, Hugo (2009). Para uma Compreensão do Mobile Learning. Reflexão sobre a utilidade das tecnologias móveis na aprendizagem informal e para a construção de ambientes pessoais de aprendizagem. Tese de mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa. Recuperado de http://hugovalentim.com
Importar a referência:

Endnote ENW | Endnote XML | BibTex

Para uma compreensão do Mobile Learning

Reflexão sobre a utilidade das tecnologias móveis na aprendizagem informal e para a construção de ambientes pessoais de aprendizagem

Hugo Duarte Valentim

      e-mail: hdvalentim [at] gmail [dot] com

homepage: http://hugovalentim.com

___________________________________________________

Trabalho de Projecto de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning

Setembro 2009

Realizado sob a orientação científica do Prof. Dr. Carlos Correia

fcsh3.jpg

 

Agradecimentos

Uma especial palavra de gratidão é devida ao Prof. Dr. Carlos Correia, pela orientação e permanente palavra de estímulo, bem como aos meus colegas e restantes docentes do Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning 2007-8. Juntos constituíram a rede pessoal de conhecimento e diálogo em que este trabalho se amparou e a quem muito deve. Bem hajam.

 

Título

Title

Para uma compreensão do Mobile Learning

Towards an understanding of Mobile Learning

Autor

Author

Hugo D. Valentim

E-mail: hdvalentim [at] gmail [dot] com

Resumo



O trabalho apresentado empreende uma pesquisa do conceito “aprendizagem móvel” seu conteúdo, métodos e limites enquanto área de estudo. É feita a contextualização no panorama das ciências sociais e humanas bem como na literatura afluente sobre a sociedade em rede e a WWW. São revistas as implicações para o desenho de instrução das possibilidades das novas tecnologias móveis e uma continuidade estabelecida face às práticas correntes do ensino à distância com recurso a meios digitais.

Abstract

This study undertakes an enquiry on the concept of mobile learning content, methods and limits. An effort is undertaken to contextualize the field on the broad landscape of social and human sciences as well as on the affluent literature on the network society and WWW studies. Instructional design implications of new mobile technologies affordances are revised and a continuity ascertained towards current distance and digital learning practices.

Palavras-chave

Aprendizagem, instrução, móvel, informal, permanente, desenho, pessoal, contextual, m-Learning

Keywords

Learning, instructional, mobile, informal, lifelong, design, personal, contextual, m-Learning